Complexo de vira-lata

Venho notando ultimamente, uma quantidade expressiva de antipatriotas; Em sua maioria jovens que consomem mídia estrangeira (desenhos, séries, música, filmes, livros...)
Com um discurso repetitivo e sem nenhum embasamento, criticando a cultura brasileira como um todo, só porque não gosta de Funk e Carnaval.
Alguns dizem que a cultura do Brasil é voltada pra bunda, futebol, novela e BBB e tem uns mais extremistas que dizem que no Brasil só tem “puta” e que preferia morar em outro país.
A maioria são fãs do Japão, Coréia do Sul, Inglaterra e Estados Unidos;  sinceramente, eu acho isso tudo uma babaquice e decidi fazer esse texto diretamente pra quem critica o Brasil e “chupa pau de gringo”.
Em primeiro lugar, o Brasil é um país enorme  e com uma cultura muitíssimo rica, herdada de diversos países e também a nossa própria cultura criada aqui. Temos diversos ritmos musicais, dialetos, sotaques, culinária e etnias.
Não existe isso de “sem cultura” existem culturas diferentes, nenhuma cultura é melhor do que a outra, talvez você ache a cultura japonesa melhor, porque ela é desconhecida e você não more lá; com diz aquele ditado “A grama do vizinho é sempre mais verde”;
 Todo país tem problemas, não adianta comparar os problemas do Brasil com as vantagens de outros países e achar que é um argumento válido.
Vejo muito pessoas criticando o Funk, dizendo que tem vergonha que a cultura do Brasil seja ele, porém; Funk não é um ritmo musical genuinamente brasileiro, foi importado e modificado nos morros carioca (primeiramente), tornando-se parte da cultura de comunidades carentes e ajudando muitos cidadãos a se sustentarem através dele. Você tem o direito de não gostar de Funk, mas não tem o direito de chamar que gosta de bandido, favelado e marginal; não vê o quanto isso é patético? Respeite o gosto musical alheio, você não é melhor do que ninguém por gostar de Rock, K-pop, MPB e afins.
Outra coisa severamente criticada é o Carnaval, que também não é de origem brasileira e sim europeia apesar de o Brasil ser conhecido mundialmente pelas seu samba; o Carnaval não é só o desfile das escolas de samba; nos demais cantos do país o ele é comemorado de forma diferente, em Recife, por exemplo, é dançado o Frevo, em ritmo frenético.
É previsível demais falar mal do Brasil por causa de novelas, BBB, Futebol, Funk e Carnaval. Chega a ser cansativo ver esse tipo de comportamento na internet.  Nada disso é cultura genuína brasileira, apesar de sermos conhecidos por termos as melhores novelas, o melhor Carnaval e sermos um dos gigantes do Futebol.
Valorize a nossa cultura, o que te custa respeitá-la?
Se você não gosta, não assista, não veja, não procure. Vá atrás de ver o que você gosta e fique na boa, não precisa gritar para o mundo e se achar “o diferente” porque não assiste televisão.
Não estou dizendo para que você seja 100% patriota, até porque eu não cobrar que você seja algo que nem eu sou.
Mas, para criticar um país enorme com o nosso, deve-se ter o mínimo de conhecimento, crítica sem embasamento é só achismo e com achismo não se escreve nada.
Acha que há coisas que precisam ser mudadas no Brasil? Pare de colar na escola, se não que moral você terá para criticar os políticos corruptos?
Pare de fazer da vida dos outros a sua novelinha pessoal, dessa forma você não difere em nada de quem assiste BBB e novelas.
Não adianta nada ficar sentado com a bunda na poltrona só reclamando  do Brasil e não fazer nada pra melhorá-lo.
Não seja um babaca com um discurso repetitivo e sem embasamento, seja um cidadão ativo, bem informado e respeitoso.
Assim você parecerá um adulto falando e não uma criança boba e imatura que quer viver no mundo dos animes.

Comentários

  1. Boa parte desse texto é o que eu sempre quis dizer, mas nunca consegui em palavras. Texto muito bem elaborado! Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É muito gratificante para mim você ter gostado, escrevo amadoramente e com muito carinho.

      Excluir
    2. so uma coisa......... eu sou louco pra me mudar do pais como vc diz das putas do carnaval e futebol hoje 18 no rankig sabe qual o probrema? brasileiro tambem faz merda no exterior ate 2014 vou tentar ir pra italia uma coisa digo , ninguem ganha imagem suja de graça

      Excluir
    3. Eu não consegui entender o que você quis dizer.

      Excluir
  2. Ignorância não é pensar que o Brasil é o pior país do mundo. Ignorância é dizer a sua opinião como verdade absoluta. Esse pode ser o motivo principal pra muitos brasileiros abandonarem o Brasil, o que não significa que seja o único. É, sim, um país diverso e maravilhoso. Mas, assim como é uma utopia dizer que todo lugar é melhor que aqui, é uma utopia maior ainda dizer que não há melhor lugar que aqui.
    É o que costumo dizer: moro na Terra. Brasil é apenas um endereço de moradia.
    Acontece que as pessoas tem que parar de ficar reclamando do Brasil e não fazer nada a respeito. Não gosta do seu país? Tente mudá-lo. Não quer tentar? Ache outro que te agrade mais! "Tem um mundo lindo lá fora, mas você precisa abrir a janela pra ver. As ruas podres e o preconceitos que se encaixam em você!" - (avenida Q, musical da Broadway)

    ResponderExcluir
  3. depois de tanta lava jato, queria saber como anda a opniao da autora quanto a diversidade multicultural do pais tão grande e tão corrupto - o povo corrupto em todos os sentidos. atravessa a rua sem sinal pra pedestre. deixa o carro parado em lugar indevido mas diz 'é rapidinho', reclama do politivo mas nunca leu a constituição, o cdc, ou sequer sabe ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo enxergando o nosso país da mesma forma: Cheio de defeitos e pontos a melhorar. Mas, eu não critico a cultura brasileira. Eu respeito a diversidade cultural.
      Corrupção, falta de saneamento básico, educação de qualidade, esporte e lazer prós jovens nso fazem parte da nossa cultura. O samba, as telenovelas, o teatro e o futebol fazem.
      Não quer dizer que vamos simplesmente fechar os olhos pra corrupção da CBF e a lavagem de dinheiro do Neymar. Entende?

      Excluir

Postar um comentário

Hey! O que achou desse post? Comente! não é necessário se registrar.

Postagens mais visitadas deste blog

"rock, coxinha e punheta"

A novela das nove e o Ultrarromantismo

Virou modinha falar mal do Feminismo