"rock, coxinha e punheta"

Se o título da postagem chamou atenção e você está lendo isso, é muito provável que você seja um roqueiro, e por ser roqueiro, sabe que o Rock desde os seus primórdios sempre foi julgado e apontando pela Igreja e cidadãos conservadores em geral como algo indecente, imoral, demoníaco e uma péssima influência para os jovens. Mas porque isso acontecia? Bom, vamos começar pelo rei.
Anos 50: A dança de Elvis Presley era considerada obscena então, em algumas de suas apresentações ele fora filmado apenas da cintura para cima, aí está a questão que eu não entendo, se desde o começo o Rock era fora dos padrões morais, porque hoje em dia os ditos roqueiros são tão moralistas e puritanos em tudo o que é relacionado à misturar sexo e música? Qual o problema de se falar em sexo? É aí, que o sexo do lema "Sexo, drogas e Rock n'roll" se transforma em punheta. Porque ao mesmo tempo que criticam funkeiras famosas, dizendo que as mesmas são promíscuas e não tem talento, só tem bunda e peito e bla bla bla, idolatram atrizes pornô gringas como a Sasha Grey.
Outra coisa que sempre fora criticada pelos conservadores puritanos, foram as drogas. A grande maioria dos roqueiros (os artistas) eram/são usuários de drogas, até mesmo viciados, muitos deles morreram de overdose, isso não é novidade para ninguém. Mas, o item "droga" se torna "coxinha", quando os fãs desse ritmo passam a criticar outros estilos musicais como o Reggae, o Rap e o Funk dizendo que eles fazem "apologia às drogas", isso não tem cabimento, porque boa parte das letras de Rock falam claramente sobre drogas, algumas de forma subliminar (Lucy in th Sky with Diamonds, que o diga)
.
Por fim, o Rock. A palavra rock em seu sentido literal significa pedra ou rocha, mas na gíria pode significar "balanço" "agito", quando Scorpions canta "Rock you like a hurricane" e o Queen diz "We Will Rock You" é isso o que eles estão querendo dizer, Rock sempre significou rebeldia, ir contra o sistema e à sociedade, ir contra os padrões vigentes, ir contra o status quo.
Escrevi a palavra "rock" assim mesmo, em minúsculo, porque eu estou sendo contra o padrão dos roqueiros atuais, que ultimamente tem posto o rock em um lugar sagrado, um estilo musical intocável e superior à todos os outros, "cultura de verdade" "música de verdade" "tem letra" é o que eles bradam.
Voltemos aos primórdios, quando o Rock n'roll surgiu, com suas guitarras elétricas, simultaneamente vários intelectualoides vieram dizendo que "É só barulho" "Isso não é cultura" "Isso não é música de verdade", aqui no Brasil os amantes d MPB fizeram protestos contra a guitarra elétrica, porque o instrumento não fazia parte da cultura brasileira. Ou seja, o rock já foi julgado, assim como vocês roqueiros julgam os outros ritmos musicais, os mesmos argumentos: "só tem putaria" "não é cultura, é só barulho" "apologia às drogas". Nos anos 80, Dee Snider (vocalista do Twisted Sister) defendeu a sua banda em um tribunal cheio de gente conservadora que julgavam as suas músicas como obscenas, inadequadas, pobres de qualidade e má influência para os jovens da época; moralistas e puritanos que usavam os mesmos argumentos que a grande massa roqueira dos dias atuais, usam para denegrir a imagem de estilos musicais como o Funk, por exemplo.
Rock é ir contra os padrões vigentes, mas infelizmente os roqueiros dessa geração estão sendo exatamente como a "sociedade bundona" gosta: Racistas, homofóbicos, machistas e preconceituosos, o que não tem lógica.
Não seja racista, o Rock tem suas origens na música negra americana e tem grandes artistas negros, como: Chuck Berry e Jimi Hendrix. Quando você critica estilos musicais que são predominantemente feitos por negros, apenas por ser "de favelado" você está sendo racista e preconceituoso.

Não seja homofóbico: Freddie Mercury, Renato Russo e Cazuza, provaram que orientação sexual não é medidor de talento. Chamar algum cantor de "bichinha" é ser homofóbico, sim. Falar mal da "calça colada" que tal cantor usa, é incoerente, porque muitos cantores de Metal usam/usaram.
Não seja machista: Mulheres como Janis Joplin, Joan Jett e Tarja Turuneen provaram que mulheres também fazem Rock, e do bons. Cherrie Currie cantou de apenas de lingerrie em um show no Japão e isso não a diminuiu nem como mulher, nem como cantora, usar roupa sexy, não faz dela uma "puta" e nem faz de nenhuma mulher, seja ela famosa ou não.

E em último lugar, o que com certeza causará polêmica: Ligue o foda-se para os dogmas! Rock SEMPRE se tratou de rebeldia, não deixem que o senso comum de gente chata contamine o seu cérebro te tornando em um babaca que só sabe ficar tecendo comentários maldosos na internet, sendo exatamente como a sociedade quer, pseudo rebelde, que só chuta "cachorro morto".
Gostar de Rock, qualquer um pode gostar, mas ser roqueiro não se trata apenas de estilo musical e roupa preta, mas sim de ATITUDE & REBELDIA.
Muitos dizem que o Rock está morto, eu discordo. Na verdade, os roqueiros estão mortos, hoje só restam jovens de 20 anos que se comportam como velhinhas de Igreja, uma pena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A novela das nove e o Ultrarromantismo

Virou modinha falar mal do Feminismo